Joinville testa cestos em bocas de lobo

A Prefeitura de Joinville vai começar a testar um novo sistema para evitar o entupimento das tubulações de bocas de lobo na cidade. A iniciativa consiste na instalação de cestos metálicos que funcionam como retentores de lixo, impedindo que materiais como embalagens, garrafas plásticas e folhas de árvores entrem na rede de drenagem.

Neste primeiro momento, as estruturas serão instaladas em 15 pontos espalhados por todas as regiões da cidade. A seleção dos locais foi feita pelas equipes das Unidades Regionais de Obras, com base na recorrência de entupimentos e alagamentos.

As peças estão sendo produzidas pela equipe da Unidade de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana. De acordo com a gerente da unidade e engenheira civil Ana Paula Rech Brizoto, cada estrutura está sendo feita sob medida.

“A gente foi em todos os pontos que as Unidades passaram, identificamos as medidas de cada uma dessas bocas de lobo, pois elas não têm uma medida padrão. Trouxemos essas informações para a nossa oficina e estamos produzindo uma a uma. A próxima etapa é a instalação nos locais definidos”, explica a gerente.

Além da fabricação dos cestos, os locais que vão receber as estruturas também passarão por adequações específicas. Após a instalação, a responsabilidade pela vistoria e limpeza será das equipes regionais de obras, que farão esse trabalho conforme a necessidade de cada ponto.

A expectativa da Prefeitura é que a medida contribua para a melhoria do sistema de drenagem urbana, reduzindo a frequência de entupimentos e os transtornos causados por alagamentos, especialmente em períodos de chuva intensa.

Escrito por Redação

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários