As ações de combate à pichação iniciaram no Centro de Joinville. A campanha “Joinville é a nossa casa”, lançada pela Prefeitura com apoio do Conselho das Entidades, associações e voluntários, vem contribuindo para revitalizar imóveis e valorizar o comércio local.

No último sábado (25), um mutirão de combate à pichação reuniu cerca de 20 voluntários do Curso de Formação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, além de integrantes da Igreja Missões Siloé e da equipe da Unidade de Atendimento ao Centro, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Durante a manhã, o grupo realizou limpeza e pintura em três imóveis localizados nas ruas 9 de Março, do Príncipe e na Travessa Sergipe. Foram utilizados 60 litros de tinta, além de bandejas, pincéis, rolos e materiais de limpeza — parte deles doados por voluntários e pela Associação de Proprietários da Área Central (APAC).

Em um prédio vazio na Rua 9 de Março, os voluntários lavaram, pintaram e até fizeram pequenos reparos na alvenaria, recuperando áreas afetadas por cupins. Já o imóvel na Rua do Príncipe, onde funciona um comércio, recebeu limpeza completa, pintura das portas de rolo e de uma lateral inteira do prédio. O terceiro local, na Travessa Sergipe, também foi revitalizado, em uma área onde a Prefeitura realiza a requalificação das calçadas das travessas Sergipe e Mato Grosso.

Segundo Kleison Soares Vital, gerente da Unidade de Atendimento ao Centro, o mutirão tem despertado o interesse da comunidade.

“É uma mudança significativa. As melhorias deixam os imóveis mais bonitos, atrativos e valorizam os estabelecimentos comerciais. Ao perceber a movimentação dos voluntários, a comunidade está se envolvendo e se oferecendo para participar”, destacou.

Desde julho, quando a Prefeitura intensificou as ações de revitalização e sancionou a Lei Complementar 710, que agrava as penalidades para pichação e depredação do patrimônio público, cinco imóveis particulares já foram recuperados. Além disso, equipamentos públicos como transformadores de energia, caixas de telefonia e de relógios de praças também receberam limpeza e pintura.

Como participar

Moradores interessados em participar do mutirão podem acessar o site joinville.sc.gov.br/nossacasa
, onde é possível informar locais pichados, inscrever grupos de voluntários ou doar tintas e materiais de pintura.
Para quem deseja doar diretamente, o contato pode ser feito com a Acomac, pelo telefone ou WhatsApp (47) 3435-0660.

Escrito por Redação

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários