foto: CBM/SC
Durante as celebrações pelos 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), uma história emocionante se destacou em São José. A pequena Lara de Oliveira Pereira, de apenas 9 anos, estudante do Centro Educacional Municipal Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig, utilizou a manobra de desengasgo para salvar a vida da prima de 3 anos.
O gesto foi possível graças ao conhecimento adquirido no projeto Bombeiro Mirim, iniciativa desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de São José e o CBMSC.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila celebrou o ato heroico da estudante:
“É uma alegria imensa ver uma aluna da nossa rede municipal protagonizando um ato tão nobre. Lara é exemplo de coragem, responsabilidade e do quanto a educação pode ser transformadora.”
Essa não foi a primeira vez que a menina demonstrou maturidade em situações de emergência. Aos três anos, ela pediu ajuda ao perceber que a avó passava mal, o que levou ao diagnóstico de um problema cardíaco. Aos cinco, alertou vizinhos ao encontrar uma senhora vítima de AVC. Agora, aos nove, mais uma vez foi protagonista em salvar uma vida.
Na cerimônia que marcou a quase centenária trajetória da corporação, a história de Lara emocionou a todos, mostrando que a coragem não tem idade e que projetos como o Bombeiro Mirim podem transformar vidas e fortalecer a comunidade.

