Um homem de 20 anos foi detido pela Guarda Municipal de Joinville na manhã deste domingo (9) suspeito de pichar uma parede na Arena Joinville. O caso foi registrado por volta das 11h e o suspeito foi encaminhado à Central de Polícia.
De acordo com informações da Guarda Municipal, o Instituto Aminc, responsável pelo Serviço de Abordagem Social 24h na cidade, realizava rondas na região quando flagrou o homem em ato de pichação. A equipe registrou o momento em vídeo e acionou imediatamente a Guarda.
Os agentes localizaram o suspeito na Ponte Mauro Moura. Com ele, foi encontrado um spray de tinta, e o jovem apresentava resquícios de tinta nas mãos. Aos guardas, ele confessou ter feito a pichação.
A prática é considerada crime ambiental, conforme o artigo 65 da Lei 9.605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa. Se o ato for cometido em monumento ou patrimônio tombado, a pena aumenta para até um ano de detenção.
Tolerância zero para pichadores em Joinville

O boletim de ocorrência será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, que avaliará o caso à luz da nova Lei Complementar 710/2025, sancionada neste ano pela Prefeitura de Joinville. A norma prevê penalidades mais severas para pichações e depredações do patrimônio público e privado no município.


Pichou?
17 anos de cana…