O adolescente Matheus Eduardo da Costa, de 12 anos, natural de Massaranduba, teve a morte confirmada na tarde desta sexta-feira (12). Ele estava internado desde a noite de terça-feira (9), quando sofreu um engasgamento com pipoca.
Segundo relatos da família, Matheus ficou sem conseguir respirar durante o incidente. Diante dos gritos de socorro da mãe, um vizinho prestou atendimento imediato e levou o garoto até o pronto-atendimento de Massaranduba.
Após os primeiros cuidados, o adolescente foi transferido ainda na madrugada de quarta-feira (10) para o Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, onde permaneceu internado na UTI em estado grave. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu.
Engasgo: primeiros socorros para engasgamento

Quando uma pessoa engasga, deve-se observar se está respirando e se consegue falar ou tossir, uma vez que o engasgo pode bloquear parcialmente ou totalmente as vias respiratórias, sendo normalmente causado por pedaços de comida ou pequenos objetos.
Na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e a pessoa é capaz de limpar as vias respiratórias através da tosse e, por isso, deve-se solicitá-la para tossir com força ou pode-se bater nas costas da pessoa para que o objeto ou alimento seja eliminado das vias respiratórias.
No entanto, quando essas manobras não aliviam o engasgo, a pessoa tem as vias aéreas totalmente bloqueadas, não consegue respirar, tossir ou falar, deve-se fazer a manobra de Heimlich, para desbloquear as vias aéreas. Caso a manobra não resolva o engasgamento, deve-se ligar para o SAMU no 192 ou levar a pessoa ao hospital imediatamente.
- Engasgamento leve
Os primeiros socorros para engasgamento leve são:
Pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força;
Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.
Durante o engasgamento leve, a pessoa é capaz de tossir, falar ou chorar, pois as vias aéreas estão parcialmente obstruídas, e essas medidas podem ajudar a eliminar o objeto ou o alimento preso nas vias aéreas.
- Engasgamento grave
Os primeiros socorros para engasgamento grave é fazer a manobra de Heimlich, que consiste em:
Ficar em pé atrás da vítima, que também deve estar em pé, como mostra o passo 1 da imagem;
Passar os braços em volta do tronco da pessoa;
Fechar a mão que tem mais força, com o polegar para baixo;
Posicionar a mão fechada na região superior do abdômen ou “boca do estômago”, que fica entre as costelas, como mostra o passo 2 da imagem;
Colocar a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado;
Fazer pressão com as mãos contra o estômago da pessoa, para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula, como mostra o passo 3 da imagem.
Essa manobra pode ser feita quando a técnica para engasgamento leve não teve resultado ou quando as vias aéreas estão completamente obstruídas, que pode ser identificada quando a pessoa não consegue tossir, falar ou chorar.

