Tornado devasta cidade no Paraná e deixa seis mortos


Fenômeno destruiu casas, feriu centenas de pessoas e levou o governo estadual a decretar calamidade pública.

A passagem de um tornado violento na noite desta sexta-feira (7) transformou a paisagem de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, em um cenário de destruição. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o desastre natural deixou seis mortos, cerca de 750 feridos e mais de mil pessoas desalojadas. Outras 28 pessoas estão desabrigadas.

As vítimas fatais são três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 47 e 14 anos, moradores de Rio Bonito do Iguaçu. Um homem de 53 anos morreu em Guarapuava, cidade vizinha.

O impacto foi tão severo que o governador Ratinho Júnior (PSD) decretou estado de calamidade pública, classificando o ocorrido como “uma tragédia sem precedentes na história do Paraná”.

Estrutura de emergência montada

Para atender os atingidos, o primeiro abrigo provisório foi instalado na Casa de Líderes de Laranjeiras do Sul, que já acolhe parte dos desabrigados e ainda dispõe de 80 vagas. Além disso, foram criados centros de acolhimento, triagem, cadastro e alimentação, além de um Posto de Comando para coordenar as ações emergenciais em Rio Bonito do Iguaçu.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, descreveu a situação como “de guerra”, destacando a gravidade do cenário e o esforço das equipes de resgate e atendimento. Hospitais da região continuam recebendo feridos e prestando apoio às famílias das vítimas.

População mobilizada

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e voluntários trabalham na busca por desaparecidos e no levantamento dos danos. O governo estadual reforçou o envio de kits de ajuda humanitária, com colchões, cobertores, água potável e alimentos.

As autoridades alertam para o risco de novos temporais na região nas próximas horas e pedem que a população evite áreas de risco e siga as orientações da Defesa Civil.

Escrito por Redação

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários